A folha em notícias


Lagoa dos Namorados implora por socorro

17/08/2013 14:49

Temperaturas altas e contribuição externa poderão levar a uma mortandade de peixes

A lagoa se encontra com o nível de água muito baixo (inclusive abaixo do ponto de esgotamento natural da comporta, observe na foto abaixo). Sendo assim, com a seca, a tendência é diminuir ainda mais o volume de água (infiltração e evaporação). Ela está assoreada, recebendo muita terra e areia, e com isso aterrando as poucas e pequenas nascentes ali existentes. Além do mais não está mais sendo bombeada a água que alimentava o lago em épocas de seca. Com o volume pequeno de água, temperaturas altas e contribuição externa poderão levar a uma mortandade de peixes. 

Há algum tempo, a Secretaria de Meio Ambiente solicitou uma análise da água, para a Copasa em Belo Horizonte. Após analisar alguns parâmetros, apresentaram dados que relacionou a mortandade de peixes, ao uso de herbicidas. Porém esses fatores externos não colocam o ambiente em perigo.

Eutrofização e pouca água

Do ponto de vista ecológico, o termo “eutrofização” designa o processo de degradação que sofrem os lagos e reservatórios naturais de água quando excessivamente enriquecidos de nutrientes, que limita a atividade biológica.

A eutrofização pode ser natural, já que todos os lagos tendem para esse estado, ou cultural,quando as manifestações não se processam a escala do tempo geológico, mas a um ritmo galopante, provocado pela intervenção do homem.

Para a Lagoa dos Namorados, a única solução seria o desassoreamento, manutenção do seu nível de água com o bombeamento e colocar esguichos, assim melhora a oxigenação da água.

 

 

—————

Voltar