A folha em notícias


MANIFESTAÇÃO CONTRA A COBRANÇA DA TAXA DE ESGOTO FOI AQUÉM DAS EXPECTATIVAS

02/08/2013 23:16

Após insistentes convites através das redes sociais, panfletos, carro de som e imprensa, o movimento contra a cobrança da taxa de esgoto, ficou abaixo do esperado. Com início às 18h30min, na Avenida Santos Dumont (Pneumax), com o canto do Hino Nacional, os manifestantes caminharam até a Prefeitura Municipal.

Durante o percurso, os organizadores solicitavam a participação de todos, “venha, participe, saia da esquina, entre na caminhada, não adianta reclamar se não vem cobrar”. Esse foi o tom, dos que estavam participando do ato.

De acordo com o Capitão Marques, PMMG, a manifestação ocorreu de forma pacífica, não havendo nenhum registro de alteração da ordem pública.

Antes do evento os organizadores fizeram questão de enfatizar que o movimento deveria ser pacífico. “Nada de violência, palavrões ou ação do gênero. Levem apitos, cartazes, faixas, não cubram o rosto por completo, vamos fazer nosso papel como um bom cidadão de bem, vamos à busca de nossos direitos”, constava na mensagem.

O manifesto de hoje, aglutinou cerca de 30 manifestantes, número impensado pelos organizadores. Haja vista que, no Facebook, os internautas garantiam um percentual de participantes que superava e muito a quantidade da última (cerca de 300) no mês de junho.

Em frente à Prefeitura, ponto final do evento, houve manifestação de alguns participantes, onde pediam para não desanimarem, dizendo que foi somente o início. 

Taxa de Esgot

A cobrança da taxa de esgoto em Nanuque, iniciada em 2004, sofreu paralisação em 2009, quando o PROCON Municipal logrou êxito em ação movida contra a companhia. Com recurso impetrado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa/MG), o TJMG concedeu liminar para o retorno da Taxa, visto que a empresa presta o serviço de coleta e manutenção de toda a rede de esgotamento sanitário da cidade.

—————

Voltar