A folha em notícias


“Para refletirmos um pouco sobre nossas atitudes para com o Meio Ambiente”

31/07/2013 23:37

Giovanni Guimarães Landa

Biólogo – Especialista em Recursos Hídricos

Mestre em Zootecnia

Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre

Perito Ambiental

Professor  do Centro Universitário de Caratinga – UNEC – Campus Nanuque  e da Faculdade de Nanuque – FANAN

Coordenador Geral do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - CODEMA

 

                A compreensão das relações dos seres vivos entre si e o ambiente e do delicado equilíbrio que se estabelece entre eles é sem dúvida o melhor caminho para o conhecimento da natureza e o uso racional dos recursos que esta nos brinda. O homem tem feito grandes progressos desenvolvendo tecnologias impensáveis só poucas décadas atrás, favorecendo sua sobrevivência frente a enfermidades e gerando elementos para uma vida mais confortável. Sem dúvida, apesar de seus avanços em distintos campos, são muitos os desmandos a que ainda submete a seu próprio entorno, dando mostras de ignorância no manejo do mesmo, na contaminação que afeta nossos rios, a predação dos ecossistemas, o manejo irresponsável de introduzir espécies e acabar com outras.

            O grande problema da civilização moderna, industrial, tecnológica, é talvez o de não ter percebido que ela ainda depende da natureza, ao menos em termos globais, que sua liberação ainda não é total e que, provavelmente nunca será; que não é possível produzir artificialmente todo o oxigênio necessário à manutenção da composição atual da atmosfera nem toda a matéria orgânica necessária a seu próprio consumo; que não é possível manter sem a participação da massa vegetal constituída pelas florestas, cerrados e outros sistemas, os ciclos naturais da água de modo a garantir a estabilidade do clima, a constância e a distribuição normal das chuvas e a amenidade da temperatura.

            Em resumo, o homem, quer queira quer não, depende da existência de uma natureza rica, complexa e equilibrada em torno de si. Ainda que ele se mantenha isolado em prédios de apartamentos, os ecossistemas naturais continuam constituindo o seu meio ambiente . A morte desses ecossistemas representará a morte do planeta.

            Temos que pensar de forma multidisciplinar, assim como é o Meio Ambiente.

—————

Voltar